ENFIM, FORA DA CAIXA
Pessoal da Criação,
Primeiramente, em nome da Diretoria, nossos parabéns a todos
os envolvidos pela conquista da nova conta.
Estamos livres para propostas inusitadas, totalmente
"fora da caixa", desde que estejamos atentos a uns poucos porém
determinantes "polices", que nos chegaram hoje via email.
- Não podemos criar frases iniciadas com "NÃO",
ainda que esta mesma já desobedeça à regra.
- Um dos chefes de engenharia de produto tem avô mulato, e
consta que a agência anterior apresentou um anúncio com fundo escuro,
considerada por ele uma peça subliminarmente criada com o intuito de depreciar
a raça negra, de maneira geral, e a sua própria família em particular.
- Nada na cor azul deve aparecer, nem em mídia impressa, nem
nas peças de mídia eletrônica, pois azul é a cor predominante do principal
concorrente. Essa regra vale para todo e qualquer elemento - do céu nas
externas dos filmes aos mínimos objetos de cenografia.
- Nada na cor verde deve aparecer, nem em mídia impressa,
nem nas peças de mídia eletrônica, pois verde é a cor predominante do segundo
maior concorrente.
- Nada na cor vermelha deve aparecer, nem em mídia impressa,
nem nas peças de mídia eletrônica, pois vermelha é a cor predominante do
terceiro maior concorrente.
- Layouts no estilo clean, contudo, também
precisam ser evitados. O gerente comercial da linha de termocondutores
bifásicos considera espaço em branco um desperdício de dinheiro, e que cada
centímetro de anúncio deve ser aproveitado com conteúdo sobre o produto, os
pontos de assistência técnica ou os valores e a missão da empresa -
necessariamente nessa ordem de prioridade.
- Fontes com serifa, nem pensar. Sem serifa, pior ainda. Não
existe uma tipologia a ser seguida, portanto podemos ficar à vontade para
sugerir a que acharmos melhor para cada circunstância. Desde que respeitando o
supra citado - nem serifas, nem falta delas nas letras.
- A cada 20 palavras de texto, no mínimo 5 serão citações do
nome do cliente e/ou de suas marcas.
- Os produtos cuja comunicação estarão agora sob nossa
responsabilidade em nada se assemelham a chocolates, cervejas, brinquedos,
sandálias e outros comprados por impulso. Seus consumidores são racionais e
avaliam unicamente custo-benefício. Assim, toda e qualquer comunicação deve
obedecer o seguinte modelo de apresentação: nome do produto/função/tabela de
aplicações/benefícios/endereço/telefone/site.
- As observações acima integram o primeiro dos cinco anexos
recebidos. As obrigatoriedades dos outros quatro serão enviados em seguida.
© Direitos Reservados
Marcelo Pirajá Sguassábia é
redator publicitário e colunista em diversas publicações impressas e
eletrônicas.
Blog:
Email: msguassabia@yahoo.com.br
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