O MELHOR NEGÓCIO DO MUNDO
Imagem: wikimedia commons
- Indo direto ao assunto: a proposta é vendermos cartucho a
preço de impressora e impressora a preço de cartucho. Resumidamente, é isso.
- Meio confusa e incoerente essa ideia, não? Explica melhor.
- De novo, curto e grosso: impressora a 170 reais e cartucho
de tinta colorido mais o black a uns130 o conjunto.
- Mas com base em que iremos justificar esse preço
exorbitante dos cartuchos de tinta? Todos sabemos que, somados todos os insumos
e a margem de lucro, o preço final justo seria muitíssimo menor que esse.
- Já pensei nisso. Vamos nos calçar numa hipotética
tecnologia HighPrint Ultra Extra Long Lasting Performance. Deu pra entender o
raciocínio? Já passei para a gerência de produtos a tarefa de criar um nome bem
"tecno" e sonoro.
- Isso não vai funcionar, o consumidor não é bobo. Nada no
mundo seria mais caro que tinta de impressora. Até as raríssimas trufas brancas
italianas seriam mais baratas, concorda? Não demoraria nada para surgirem
fabricantes com cartuchos compatíveis, vendidos pela metade do preço. E ainda
assim ficariam ricos.
- Por mais que surjam e cresçam os mercados paralelo e o de
remanufaturados, ainda assim será imensa a demanda pelo produto original da
impressora. Faremos uma campanha unindo relações públicas, assessoria de
imprensa e propaganda, onde venderemos a ideia de superioridade e de garantia
da marca original. Quem vai querer arriscar um trabalho mal impresso ou uma
foto borrada? Quem?
- Mas...
- E tem outra, meus caros. Quem usa muito a cor amarela nas
impressões, por exemplo. Essa tinta fatalmente vai acabar antes das demais, e
isso forçará o consumidor a substituir o cartucho todo. O incauto usuário
pagará preço do cartucho inteiro para só usar 25 ou 30% dele. Se for ainda mais
bonzinho e devolver o cartucho usado nos nossos pontos de coleta, poderemos
reaproveitar a tinta remanescente. Ganhamos os tubos, ou melhor, os cartuchos,
e ainda passaremos a imagem de empresa ambientalmente responsável. A jogada é
perfeita!
O diálogo pode ser fictício, mas não parece estar tão
distante da realidade. Veja o leitor os dados abaixo, levando em conta que os
valores não estão atualizados, pois são de 2009.
“A grande sacada dos fabricantes: oferecer impressoras cada
vez mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais caros. Nos casos dos
modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria
impressora. Veja: pode compensar mais trocar a impressora do que fazer a
reposição de cartuchos. Exemplo: certa marca de impressora é vendida nas lojas
por aproximadamente R$ 170,00. A reposição dos dois cartuchos
(10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$
130,00. Daí, você vende a sua impressora seminova, sem os cartuchos, por
uns R$ 90,00 (para vender rápido). Junta mais R$ 80,00, e compra uma nova
impressora e com cartuchos originais de fábrica.
Para piorar, de uns tempos para cá, os fabricantes passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço). Um cartucho com 10 ml custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Só para comparação, a champagne Veuve Clicquot City Traveller custa R$ 1,29 por ml. Além disso, algumas impressoras estão vindo somente com 5 ml de tinta!
Para piorar, de uns tempos para cá, os fabricantes passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço). Um cartucho com 10 ml custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Só para comparação, a champagne Veuve Clicquot City Traveller custa R$ 1,29 por ml. Além disso, algumas impressoras estão vindo somente com 5 ml de tinta!
Uma outra linha de impressoras vende um cartucho para a linha X com 5,5 ml de tinta colorida por R$ 75,00. Fazendo as contas: 1.000 ml / 5,5ml = 181 cartuchos a R$ 75,00 = R$ 13.575,00. Isso mesmo: R$ 13.575,00, por um litro de tinta colorida.”
© Direitos Reservados
Marcelo Pirajá Sguassábia é
redator publicitário e colunista em diversas publicações impressas e
eletrônicas.
Blog:
Email: msguassabia@yahoo.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home